A TEORIA DOS CHAKRAS

Sahasrāra Chakra: o centro coronário


Sahasrāra Chakra Yantra

Sahasrāra Chakra, chakra coronário, chamado lótus das mil pétalas, Brahmranda (a porta de Brahma) e Fonte de Luz.

   “por cima de todos os outros (…) está o lótus das mil pétalas. Este lótus, brilhante e mais branco que a Lua Cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuances do Sol jovem. Seu corpo é luminoso”.

Ṣaṭcakra Nirūpāṇa

Esse centro fica na fontanela, no alto da cabeça, e entra em atividade unicamente após o despertar da energia ígnea. É nele que se experimenta a união final de Śiva e Śakti, onde chega a kuṇḍalinī, após ter atravessado os outros seis centros.

Nenhuma outra luz poderá igualar o brilho do Sol. Da mesma forma, o brilho que os resantes centros energéticos irradiam diminui perante a incomparável vibração de Sahasrāra Chakra. Este centro não possui uma cor específica, pois nele se encontram todas as outras vibrações, unidas em pura luz.

A energia das Nādīs flui neste ponto, tal como a água de mil rios que chega ao mar.

Está relacionado ao primeiro tattva, o Puruṣa (Princípio Imutável do Ser) – ĀDI TATTVA ou ĪSHVARA TATTVA – a fonte da Criação, de Luz e da Realidade. Ādi significa “sem princípio”, Anādi significa “sem fim” – o infinito.

No cosmos há diversas manifestações deste Tattva com várias qualidades e funções – fogo, água, ar e terra – mas o fundamento é sempre o mesmo, a mais pura essência.

O despertar de Sahasrāra Chakra é um meio de revelação de uma total Esplendor e Consciência Suprema. É o assento de Shiva, que conhecemos em três formas ao longo do percurso pelos centros energéticos.

  1. Mūlādhāra Chakra – Pashupati, o Senhor dos Animais
  2. Mūlādhāra e Ājñā Chakras – o símbolo de Shiva Lingam
  3. Sahasrāra Chakra – Ādi Anādi, Suprema Consciência Divina, a formação original do Universo
Chakras

O Lótus das Mil Pétalas está relacionado com o plexo cerebral e a glândula pineal (epífise), produtora da melatonina, substância que regula o sono e os ritmos biológicos.

Sensível à luz, esta glândula funciona durante a noite, quando aumenta o nível de melatonina no corpo, favorecendo uma mente mais internalizada.

A máxima secreção ocorre entre a meia-noite e as três da madrugada, que é um momento adequado  para fazer trabalhos que envolvam criatividade.

Ādi Shiva é o não criado Criador do Cosmos (Svayambhu). Ele representa Ānanda (felicidade suprema), Purusha (pura consciência) and Moksha (libertação). Ele é perfeito, eterno e divino, radiante como um milhão de Sóis. As correntes kármicas não lhe aingem, todas as impurezas são queimadas perante a sua presença. Somente pureza, calreza, luz, amor e verdade emanam.

AFIRMAÇÕES PARA EQUILIBRAR Sahasrāra Chakra

“ultrapasso as minhas crenças limitantes”

“aceito-me na totalidade”

“honro o meu corpo como um templo que nutre a minha alma”

“sigo em inspiração”

“sou infinito”

“Conhecer o outro é sabedoria. Conhecer a si próprio é iluminação”

-Lao Tzu-

As Mil Pétalas do Lótus
LAM, VAM , RAM, YAM, HAM, OM, OM – OS MANTRAS PARA OS 7 CHAKRAS