Saṅkalpā: a força da intenção

Yoga e Astrologia!

A sabedoria do Cosmos, a energia que actua em cada um de nós, a conexão da ciência e da espiritualidade.

No maravilhoso livro COSMOS, Carl Sagan menciona que:

“os nossos ancestrais adoravam o Sol…eles não eram loucos. Faz sentido prestarmos reverência ao Sol e às estrelas, pois deles fazemos parte.”

Somos cíclicos e, tal como a Lua, cada um de nós passa por fases, onde as próprias águas internas são onduladas. A lua nova marca o início de um novo ciclo, onde criamos abertura para que algo de novo seja manifestado, onde as intenções lançadas geram recomeços.

Na filosofia do Yoga, abraçamos Saṅkalpā.

Significa resolução e toma a forma de uma frase curta, simple, concisa e altamente evocativa com o propósito de potencializar os aspectos mais positivos da nossa personalidade.

Saṅkalpā fortalece o foco, actua de forma a despertar as forças latentes que irão facilitar a concretização dos nossos propósitos pois consiste em activar os aspectos positivos em nós mas que, muitas vezes, ficam bloqueados por medos, crenças limitantes ou outros condicionamentos.

Ao despertarmos Saṅkalpā, fazemos uma auto-análise onde identificamos esses aspectos positivos, onde reconhecemos as nossas carências e evocamos com veemência o que pretendemos melhorar, resignificar, actualizar.

Esta resolução vai actuar nos corpos físico, emocional ou mental.

Embora o firmar de resoluções, intenções e propósitos aconteça mentalmente, eles nascem do coração, da superação que acompanha o crescimento/maturidade emocional.

COMO PRATICAR Saṅkalpā?

É uma frase curta mas plena de significado, afirmativa e conjugada no momento presente!

Deve estabelecer-se segundo as nossas necessidades, e através de uma auto-observação profunda e sincera identificamos aspectos marcantes .

EXEMPLOS:

– “Eu sou saudável”
– “Eu confio em mim”
– “Eu tenho harmonia física e mental”

Repetir com confiança, vontade, entusiasmo e consciência!!